Sistema de multi-zonas.

Com implementação do LM 5.

Pequenas instalações como, restaurantes ou bares, muitas vezes precisam de um sistema de múltiplas zonas com controle remoto de volume e de fonte áudio. O que se pretende é que o utilizador possa, de uma forma simples e económica, controlar todo o sistema, sem a necessidade de equipamento e conhecimento especiais.

Exemplo de instalação: um restaurante com várias zonas de áudio.

No caso concreto de um restaurante, aonde usualmente são necessários duas ou três zonas como seja bar, área de jantar, e wc, geralmente são apresentadas, para o usuário final e outros funcionários, soluções sem estética e que não são intuitivas.

Assim na maioria desses estabelecimentos, o usuário por receio de alterar configurações do sistema acaba por não usar a instalação de áudio. Esse medo de mudar alguma coisa indevida é reforçado quanto mais controlos estiverem presentes no amplificador ou no misturador.

Existem hoje, várias soluções no mercado que visam resolver estes problemas, no entanto, muito caras para este tipo de instalação.

A nossa proposta para uma instalação de áudio multi-zona:

O que se pretende são soluções simples, económicas , intuitivas e personalizáveis.

Sendo que a WORK disponibilize na sua gama de produtos amplificadores com controlo DMX, entre eles o SLA, DCA 1, IC 6 Pro A. Com implementação do LM 5 é possível controlar a sua instalação sonora com um dispositivo Android e IOS.

Exemplo de aplicação:

Assim,  com 4 amplificadores SLA 50 controlável por DMX e com um controlador LM 5 para interligação de todo o sistema com dispositivos IOS ou Andriod via OSC (Open Sound Control), teremos uma solução económica e de instalação fácil.

Uma das vantagens do LM 5 é a sua memória interna para armazenamento até 100 cenários. Para a interface de controle também é possível o uso de um computador. Note-se que o ambiente é personalizável e adaptável às especificações exigidas.

O esquema de montagem:

Para simplificar o esquema, optou-se por uma instalação mono. Porem os amplificadores SLA permitem uma instalação estéreo.

Todos os amplificadores são ligados numa rede DMX, configurando no dip-switch SLA e do LM 5 o canal e o modo de operação. Cada SLA 50 é definido com um canal distinto  por cada zona.

Após configuração do LM 5, só é necessário  configurar o interface do dispositivo (neste caso um iPad) com TouchOSC, para que o usuário possa facilmente interagir com as diferentes zonas. Para tal, ambos os dispositivos tem de estar conectados na mesma rede (consulte o manual p.17-18 configuração do LM 5) e carregar o layout configurado para esta instalação.

Interface:

Neste exemplo, teremos controlos de volume para  4 zonas, um master e 6 cenários de som.

Agora podemos controlar o volume de cada zona, fazer mute e unmute, e escolher até 6 volumes predefinidos. Tudo diretamente do seu Tablet, telefone ou computador e com uma interface intuitiva e muito simples de usar.


Vantagens do sistema:

• Intuitivo e muito fácil de usar para usuário final.
• Económico.
• Personalização do som em cada zona.
• Sem cabos para a interface de controlo.
• layouts adaptáveis.