Controlo de um sistema RGB

Com iPad/iPhone e o LM 5.

Tem sido discutido em publicações recentes as possibilidades do LM5 da Work, a primeira conclusão que se retira, é que os efeitos de iluminação RGB depende apenas da nossa creatividade. O modo mais interessante e mais imediato de usar o LM 5 é provavelmente controlar um sistema RGB com um dispositivo iOS.

Imagine um sistema RGB como o da imagem de cima. Vários projetores LED RGB foram utilizados para iluminar a parede. O mesmo tipo de instalação pode ser realizado em pequenos bares, para que se possa alterar facilmente a cor da iluminação nas diferentes áreas (dentro do balcão, esplanada, ...).

Vamos ver agora como se instala e como se pode personalizar o comando com o iPad.

 

1. Material:

Necessitamos do seguinte material:

- um LM 5 ligado a uma rede Ethernet

- um dispositivo iOS (iPhone/iPad) ligado à mesma rede Ethernet via WiFi (o nosso conselho é protegê-lo utilizando WEP/WPA ou um filtro MAC)

- um cabo DMX para ligar o LM 5 às barras ou projetores DMX

- as luminárias: barras RGB, focos de LED, tiras de LED, ...

 

 

 

2. Diagrama de Ligação:

Realize a ligação conforme no esquema indicado a seguir.

 

 

3. Controlo do Sistema de Iluminação RGB:

Se o material estiver instalado como indicado no ponto 2, então o que você precisa é de um painél para controlar o LM 5. Faça o download de um dos layouts disponíveis no microsite do LM 5 ou crie o seu próprio layout. Se decidir criar o seu próprio layout, para melhor facilidade, utilize como base para o design um dos layouts já existentes.

Gostaria de abrir um pequeno parêntesis para esclarecer o funcionamento do LM 5 e quais são os layouts disponíveis.

O LM 5 interpreta ordens OSC, que é um protocolo muito utilizado no campo da música e cada vez mais em softwares como VJ/media servers. É muito rápido e fácil de utilizar. O OSC é semelhante ao MIDI mas para Ethernet e mais rápido (para mais informação entre em www.opensoundcontrol.org).

Há muitas aplicações para dispositivos móveis iOS e Android. As mais famosas para iOS são TouchOSC (www.hexler.net) e o Lemur (www.liine.net). Nós decidimos utilizar o TouchOSC para este exemplo porque é muito mais simples (brevemente iremos preparar um novo tutorial usando a poderosa aplicação Lemur).

Agora vamos explicar para que serve um layout. Tanto o Lemur como o TouchOSC permitem a conceção da tela em que os utilizadores podem "desenhar" interfaces como faders (botão regulador), botões, LED's, encoders, ... Os utilizadores facilmente associam aos interfaces um comando OSC executável. Por exemplo, se quiser mudar o valor do DMX de um canal entre 0 e 255 (movendo um fader), deve fazer isto:

 

 

Neste exemplo, associámos a ordem /dmx/set/ch/1 a um fader, por isso é possível ter qualquer valor enre 0 e 255 movendo este fader. É fácil não é? Pode fazer isto com qualquer parâmetro e com um pouco de paciência e creatividade obter algo deste género:

* Todos os comandos suportados pelo LM 5 estão disponíveis no manual de utilizador.

 

Já publicámos vários layouts que podem ser descarregados no microsite do LM5. Pode utilizá-los sem alterar nada, ou se preferir, pode desenhar os próprios layouts utilizando os que estão publicados como base.

 

Neste caso, programamos duas zonas RGB com a seguinte configuração:

Zone DMX red channel DMX green channel DMX blue channel
1 1 2 3
2 4 5 6

Nós temos um Master fader (controlado com o canal "-1") e um comando off geral. O layout pode ser totalmente personalizado por forma a se obter uma tela como a anterior, tudo se resume à imaginação.

É muito interessante editar/criar layouts simples para utilizadores que não têm quaisquer conhecimentos e que não têm que programar nada.
A idéia é proporcionar-lhes uma interface intuitiva para lançar cenas e controlar/regular a cor, ao passo que para programar cenas os layouts são mais elaborados.

Se desejar mais informações sobre como desenvolver o seu layout, dê uma vista de olhos nos tutoriais do TouchOSC e do Lemur.